Quem Somos

HISTÓRICO

A Fundação CEPERJ é uma instituição com a tradição de mais de meio século de história. Sucessora da FESP-RJ e herdeira das técnicas de estudo e pesquisa da extinta Fundação CIDE, a Fundação CEPERJ, criada pela Lei nº  5.420, de 31 de março de 2009, é – reconhecidamente – um legítimo centro de capacitação, recrutamento, cultura, e produção de estatísticas e de estratégia de políticas públicas.

Ao longo de 50 anos, a Fundação CEPERJ, como sucessora da FESP-RJ, passou por três fases de funcionamento institucional. Como herdeira da Fundação CIDE, incorporou as funções de coleta de dados geográficos, sociais, econômicos e ambientais que retratam a realidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1960, nascida Escola de Serviço Público do Estado da Guanabara – ESPEG - se destacou pela introdução do sistema de mérito de política de pessoal e adoção de modelos de gestão. Simbolizava a importância do servidor como elemento de modernização da administração pública. Sua estrutura enfatizava os serviços de recrutamento e seleção, de treinamento funcional e de intercâmbio e convênio.

A ESPEG se transformou em ESP-RJ – Escola de Serviço Público do Rio de Janeiro, em março de 1975. Essa segunda fase se caracterizou pela necessidade da instituição se adaptar ao novo quadro da administração pública estadual, resultante da fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

A mudança do seu estatuto jurídico, transformando-a em Fundação, no ano de 1976, consolidou a posição da FESP-RJ no mercado. A partir da década de 1980, a então Fundação Escola de Serviço Público redefiniu sua política de treinamento. Nessa terceira fase houve a intensificação de programas de treinamento para a formação de gestores públicos. Para suprir a nova elite de técnicos foram implementados programas de pós-graduação e, nos anos de 1990, a Fundação consolidou sua imagem como Escola de Governo, formando especialistas para o exercício gerencial de alto nível, capazes de formular políticas e definir estratégias de ação. O curso de Especialização em Administração Pública segue como o carro-chefe da instituição. 

A Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro, ou, simplesmente, Fundação CIDE, foi criada em 1º de julho de 1987, tendo sob sua responsabilidade o provimento de dados e informações sobre a realidade do Estado nas áreas física, econômica, social, demográfica e ambiental. Durante 22 anos, alimentou órgãos do governo estadual, prefeituras fluminenses, empresas, organizações não-governamentais, universidades e imprensa. Em 2004, lançou o Anuário Estatístico na internet. 

Informação e capital humano, bens valiosos, foram acrescentados por um completo banco de dados geográficos e econômicos do Estado do Rio de Janeiro, o que ajudou na aferição de resultados de programas de governo. Pesquisadores, prefeituras, autoridades, empresas, parlamentares, entidades da sociedade e, sobretudo, a população fluminense, sempre encontraram na antiga Fundação CIDE um porto seguro e confiável de orientação na tomada de decisões. 


A CEPERJ HOJE

A Fundação CEPERJ assumiu o legado de suas antecessoras. Atualmente, sob a gestão do presidente Reinaldo Lopes, a instituição trabalha para se reestruturar e recuperar sua posição como órgão de excelência na capacitação de servidores públicos e profissionais de empresas privadas, assim como na organização de concursos públicos de pequeno, médio e grande porte. A Fundação também inclui em seu portfólio de serviços, a modalidade de Ensino a Distância, abrindo oportunidades para aqueles que estão longe das salas de aula. O espaço cultural da instituição, núcleo irradiador de artes plásticas e literárias, conta com a Galeria de Artes Sala Djanira, que recebe exposições de artistas de diversas áreas.  

Comprometida com o processo de aprimoramento contínuo dos servidores, a instituição criou a Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP), responsável pelos cursos de especialização e de extensão destinados a técnicos e gestores, e cursos de atualização e capacitação nas áreas gerencial, técnico-administrativa e de informática.   

A Diretoria de Concursos e Processos Seletivos adotou medidas com o objetivo de aprimorar, qualitativa e quantitativamente, suas seleções. O uso de tecnologia avançada gerou economia de tempo e redução de custos em algumas etapas dos concursos.  

Além de oferecer às instituições governamentais e particulares um retorno de investimento, através da seleção e capacitação de pessoal, a Fundação CEPERJ desenvolve programas e projetos pioneiros. Seu meio século de experiência em educação e em realizações comprova que a instituição é detentora de inquestionável reputação ético-profissional, contribuindo para a excelência da gestão pública.


Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados