Cadernos Estudos Regionais e Metropolitanos

O Caderno Estudos Regionais e Metropolitanos visa contribuir com o debate público recuperando duas importantes atividades da Administração Pública, a saber: a) a produção de conhecimento sobre territorial do Estado; e b) a identificação das principais dinâmicas socioespaciais, envolvendo inúmeros lugares, populações e estruturas governamentais, e que importam para o desenvolvimento regional fluminense. É fundamental ter compreensão sobre a organização urbana, as transformações ambientais e os processos econômicos em curso. Trata-se de um esforço necessário e que serve de balizador do planejamento público.

Caderno de Estudos Regionais e Metropolitanos Nº 1

METODOLOGIA

No volume 01, o estudo adotou uma abordagem histórica, recuperando os processos políticos e econômicos de formação da metrópole fluminense. Fazendo uso de levantamento bibliográfico e da análise temporal de marcos históricos, delimitou-se no tempo as mudanças na estrutura do planejamento público do Estado do Rio de Janeiro, com destaque aos instrumentos de gestão e de planejamento territorial (ex: Planos Diretores, Programas Governamentais etc.) e à legislação estadual e nacional referente à governança metropolitana.

O uso de dados demográficos, de indicadores socioeconômicos e de bases cartográficas auxiliou não apenas na ilustração dos argumentos como geraram visibilidade a parte do acervo técnico da Fundação CEPERJ. Por fim, o Caderno pontua algumas contribuições para o desdobramento do debate a respeito do planejamento regional e para o aprimoramento dos parâmetros legais e técnicos de gestão metropolitana.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados