instituicaoservicoatribuicoesimprensalicitacaofaleconosco
egppceep
dctdi
dcps
Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas - CEEP
 
 
CEEP
Conheça o CEEP
A Estatística no RJ
Projetos e Atividades
Dados Socioeconômicos
PIB Estadual/Municipal
Boletim de Conjuntura Econômica
Indicadores Econômicos
Anuário Online
Informações do Território
Divisão Politico-Administrativa
Divisão Regional
Posição e Extensão
Ambiente
Produtos Ceperj /CEEP
Publicações e Mapas
Onde comprar
Fale com CEEP
 
 
 
 

O Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (CEEP) é a diretoria da fundação Ceperj responsável pelas bases estatísticas e geográficas do Estado. Sua equipe técnica atua na coleta e análise de dados com o objetivo de subsidiar gestores e estudiosos na percepção da realidade do estado e no aperfeiçoamento das políticas públicas.

 

Ceperj recebe artigos para Cadernos do Desenvolvimento Fluminense

Oitava edição da revista científica está prevista para o mês de novembro

Propostas de artigos e resenhas para o oitavo número da revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense já podem ser enviadas para a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) até 30 de setembro. O lançamento está previsto para novembro deste ano.

Os trabalhos devem seguir as normas técnicas disponíveis no site www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/about/submissions#onlineSubmissions e as submissões podem ser feitas na mesma página. Os artigos devem ter entre 15 e 25 laudas e as resenhas, o mínimo de oito páginas. Vale lembrar que a publicação é formada por oito artigos e uma resenha.

Os textos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido publicados em outro periódico científico ou livro, e abordar temas referentes ao Estado do Rio de Janeiro, sob a perspectiva das áreas de Ciências Sociais, Ciência Política, Economia, Planejamento Urbano, Administração Pública, Saúde Pública, Comunicação Social, Antropologia, Geografia e História.

Cadernos do Desenvolvimento Fluminense é uma publicação interdisciplinar, quadrimestral e foi criada pela Fundação Ceperj em 2013, em parceria com estudiosos de diversas universidades e instituições de pesquisa fluminenses. A revista é estruturada pelo sistema IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e está hospedada no portal de periódicos da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Artigos de antigos e futuros números podem ser acessados por meio do link www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/index e no portal da Fundação Ceperj, www.ceperj.rj.gov.br. Mais informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mailcadernos@ceperj.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2334-7313, do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (CEEP) do Ceperj, falando com Camila Cunha. 

O presidente do Ceperj, Delmo Morani, considera a revista um canal eletrônico de suma importância para estimular a reflexão e o debate sobre a realidade fluminense. “Esperamos reunir material que sirva tanto para discutir as transformações político-sociais quanto para subsidiar as políticas públicas e auxiliar os gestores nas tomadas de decisão”, declara Morani.


Fundação Ceperj elabora projeto em parceria com IBGE sobre evolução da economia no país

Órgãos estaduais de estatística também participam da análise do PIB dos estados brasileiros

Desenvolvido pela Fundação Ceperj, em parceria com o IBGE e órgãos estaduais de estatística, o projeto das Contas Regionais do Brasil retrata a evolução da economia de cada unidade de federação, a preços correntes e constantes.

O programa reúne informações detalhadas e análises comparativas sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado do país, calculado a partir de estatísticas sobre o valor de produção, consumo intermediário e valor adicionado de cada atividade econômica, de acordo com a nova metodologia para cálculo das Contas Nacionais. Os resultados obtidos são encaminhados ao Tribunal de Contas da União para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados – FPE.

Aumento do PIB no Rio de Janeiro, em 2012

O estado fluminense, segunda unidade da federação em termos de Produto Interno Bruto (R$ 504 221 milhões), apresentou em 2012 crescimento real de  1,9 % inferior ao de 2011 que foi de 2,1%. Este resultado foi maior do que o nacional, que registrou taxa de variação de 1,0 %. O estado respondeu em 2012 por 11,5% do PIB do país, sendo superado apenas por São Paulo (32,1%) e seguido por Minas Gerais (9,2%).

As atividades econômicas que registraram as maiores taxas de variação de volume foram: Construção civil (8,9%); Comércio e serviços de reparação (5,4 %); e Transporte e armazenagem (4,3%). Deve-se observar que a atividade extrativa mineral – petróleo, embora tenha apresentado ligeira melhora no índice de volume, em 2012 (0,1%), apresentou crescimento significativo no índice de preço, por conta do aumento de 32,2% do preço do petróleo em reais. Em consequência, o Estado do Rio de Janeiro aumentou sua participação no PIB do país de 11,2 % em 2011 para 11,5%   em 2012.