Notícia  
Continuam abertas as inscrições para o magistério estadual
30/11/2009 - 18h48


A partir desta terça-feira (01/12), professores interessados em integrar o quadro permanente do magistério estadual poderão se inscrever no site www.ceper.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Educação. São 5.387 vagas para professor docente I da Educação Básica (6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio) e mais 94 para professor docente I da Educação Profissional. Os vencimentos são de R$ 732,69 para carga de 16 horas semanais. O prazo termina, impreterivelmente, no dia 20 de dezembro.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta os interessados no sentido de não deixarem as inscrições para a última hora, evitando possível congestionamento na rede, pois a expectativa é de mais de 70 mil inscritos.

- No último concurso para professor docente I, realizado em 2008, tivemos cerca de 70 mil candidatos. Esperamos número parecido para o concurso de janeiro de 2010, quando serão aplicadas as provas objetivas marcadas para o dia 17 – lembra São Thiago.

O diretor aconselha aos interessados que busquem todas as informações sobre este concurso da Secretaria de Estado de Educação na página da Ceperj antes de se inscreverem, para que não tenham dúvidas em relação às normas reguladoras constantes do edital e para se certificarem de que preenchem todos os requisitos exigidos. Até porque a inscrição implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas em edital, das instruções específicas para exercer o cargo e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Os candidatos devem fazer suas inscrições na página da Ceperj, onde estão disponíveis o edital de abertura, ficha, boleto de pagamento e todos os anexos referentes ao cronograma, área de atuação, habilitação mínima exigida, carga horária, vencimentos, quadro de provas e conteúdos programáticos. Para quem não tem acesso à Web, a Fundação coloca à disposição posto de atendimento em sua sede, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, e nas 28 coordenadorias regionais sempre nos dias úteis, das 10h às 16h. Não serão aceitas inscrições via postal, por fax nem em caráter condicional.

A taxa custa R$ 35, podendo ser paga em qualquer agência bancária, por meio do boleto emitido após o preenchimento da ficha, sendo o único meio aceito. Importante frisar que a inscrição só será efetivada após a instituição bancária confirmar o pagamento da taxa. O diretor Marcus São Thiago também lembra que o candidato deverá se certificar de que sua inscrição foi efetuada pela internet depois de quatro dias úteis após o pagamento do boleto bancário. Caso não tenha sido, a pessoa deverá comparecer à sede da Fundação, entre 10h e 16h, levando o boleto pago e a ficha de inscrição impressa. Outra opção é enviar os documentos por fax, para o telefone (21) 2334 7130.

Ao se inscrever, o candidato precisa identificar, claramente, a disciplina a que concorre e a opção de município/pólo para exercício, sendo vedada qualquer alteração posterior. Para os que tiverem dúvidas, a organizadora coloca à disposição os telefones (21) 2334 7122 / 7125 / 7130, 7103 e 7109. Informações também podem ser pedidas por fax, pelos números 2334 7125 e 2334 7130, de segunda a sexta, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

Os candidatos portadores de necessidades especiais têm reservados 5% das vagas oferecidas, durante o prazo de validade do concurso, ou seja, dois anos. O candidato deverá declarar expressamente a deficiência de que é portador no ato de inscrição e obrigatoriamente apresentar, para avaliação, laudo médico original, cuja validade não ultrapasse 90 dias da data do término das inscrições. Também deverá declarar se fará as provas em condições especiais, isto é, com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), com ledor ou prova ampliada, e solicitar sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.

Este concurso público da Secretaria de Educação constará de duas etapas – prova objetiva e prova de títulos - marcadas para 17 de janeiro de 2010.

- Muito importante que a Fundação Ceperj tenha sido escolhida para organizar mais um grande concurso público no Estado do Rio de Janeiro. Isso demonstra que estamos no caminho certo, organizando os concursos sob nossa responsabilidade com transparência e segurança. Nossa equipe está totalmente mobilizada para as provas do Detran-RJ, a serem aplicadas em 13 de dezembro, e, a partir de agora, para a realização do concurso da Secretaria Estadual de Educação para o provimento de milhares de cargos de professores docente I – afirma São Thiago.



Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados