Delmo Morani toma posse como Presidente da Associação Brasileira de Educação

08/02/2018

presidente da Fundação Ceperj, Delmo Morani, foi empossado como novo presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE). A nova diretoria para o biênio 2018/2019 foi eleita na assembleia geral que ocorreu no dia 25 de janeiro, na sede da entidade, no Centro do Rio de Janeiro.

Em seu discurso de posse, Morani discorreu sobre a importância da preservação do acervo de documentos históricos da ABE, considerado de interesse público por Decreto Presidencial. Assinalou que, nesse sentido, o projeto do Museu Virtual da Educação, que vem sendo desenvolvido com o apoio financeiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da lei municipal de incentivo à cultura, tem o mérito de, além de restaurar as quase centenárias peças que compõem o acervo, digitalizá-las para disponibilização na internet, levando a ABE para o ambiente virtual e facilitando o acesso a estudiosos e pesquisadores da educação de qualquer parte do país.

A ABE, fundada em 1924, sob inspiração do educador Heitor Lyra da Silva, reúne educadores, médicos, advogados, engenheiros e intelectuais de diversas áreas que buscam aglutinar os esforços de todos aqueles que acreditam ser possível transformar o país pela educação.

A instituição tem estado presente em todos os momentos importantes da educação no Brasil. Ao longo de sua existência, foi conduzida pelos mais respeitados educadores do país, tais como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Foi em uma de suas conferências nacionais que, em 1932, foi elaborado o famoso “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, o mais importante documento da história da educação brasileira.