Instituição   Serviços   Atribuições   Imprensa   Licitações   Fale Conosco

Acesso ao Ensino Médio: Ceperj divulga final do processo seletivo

14/11/2013

Classificados devem ficar atentos aos dois momentos da matrícula

Alunos que batalharam este ano por uma vaga na 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2014, já podem conferir sua classificação.  A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) disponibiliza em seu portal – www.ceperj.rj.gov.br – o resultado final do processo seletivo promovido pela Secretaria de Estado de Educação, que atraiu 12.070 adolescentes das redes pública e particular de ensino. Nesta seleção, a Seeduc ofereceu 1.230 vagas em vários cursos de 10 unidades escolares.

Os aprovados estão classificados em ordem decrescente da pontuação conquistada mediante a soma de pontos na prova objetiva e na redação, considerando-se o curso e o colégio de opção e o tipo de vaga (candidatos das redes pública e particular, bolsista e alunos com deficiência). Também está disponível na página da Ceperj o resultado do julgamento dos recursos impetrados pelos estudantes e seus responsáveis legais contra o resultado preliminar da redação. Após análise, integrantes da banca examinadora consideraram os pedidos improcedentes. O edital com os dois resultados também está publicado no Diário Oficial do Estado e nos portais da Seeduc: www.educacao.rj.gov.br e  www.conexaoaluno.rj.gov.br.

A publicação do resultado final está em três listas. A primeira é geral por colégio e opção de curso com a pontuação e classificação de todos os candidatos; a segunda listagem é destinada exclusivamente à pontuação dos que concorrem às vagas reservadas aos candidatos com deficiência e sua classificação entre si; e a terceira apresenta a pontuação dos candidatos provenientes da rede particular de ensino e sua classificação entre si. De acordo com o edital de abertura deste processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas na 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular, 5% das 1.230 oportunidades oferecidas são para portadores de deficiência e outros 5% para alunos originários da rede particular.

Como houve igualdade na nota final dos aprovados, a Fundação Ceperj adotou critérios de desempate, tanto na lista de classificação geral quanto nas  listas de classificação dos cotistas oriundos da rede particular e dos candidatos com deficiência. Teve preferência na classificação, sucessivamente, o aluno com maior nota na redação; maior nota em Português; maior nota na prova de Matemática; e aquele com idade mais elevada. A prova objetiva e a redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em 13 de outubro, quando compareceram  9.217 alunos das redes pública e particular, dos 12.070 convocados.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, João Carlos de Carvalho, explica que serão convocados para matrícula os candidatos mais bem classificados, considerando-se o somatório de pontos na prova objetiva e na redação até o limite de vagas estabelecido para cada um dos 10 colégios estaduais. Os responsáveis legais pelos candidatos deverão efetuar a matrícula em dois momentos, sob pena de perda de vaga, nos prazos estabelecidos no cronograma. A pré-matrícula, o primeiro momento, deverá ser feita no período de 19 a 26 de novembro;  as datas da confirmação da matrícula, segundo momento, vão de 3 a 9 de janeiro de 2014.

No ato da pré-matrícula, o responsável legal pelo candidato aprovado e classificado deverá se dirigir ao local de atendimento que a Secretaria de Estado de Educação informar na publicação da listagem dos aprovados, devendo preencher o requerimento de matrícula e apresentar a documentação listada no edital de abertura do processo seletivo. O não comparecimento e a falta de qualquer documento exigido implicarão na perda da vaga.

Vale informar que os requerimentos de solicitação de inscrição e as provas deste processo seletivo serão arquivados por seis meses, a partir da data de publicação do resultado final. Após esse período, todo o material será inutilizado, reciclado ou incinerado.

Os 10 colégios estaduais que oferecem as 1.230 vagas são: C.E. José Leite Lopes, que oferece técnicas em Multimídia, em Programação de Jogos Digitais e em Roteiro para Mídias Digitais; C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz, com técnicas em Panificação e em Leite e Derivados; C.E. Erich Walter Heine, com o curso de Administração; C.E. Chico AnysioI, com Ensino Médio Experimental; Centro Interescolar Miécimo da Silva, com os cursos de Administração, Edificações e Informática; C.E. Círculo Operário, com técnicas em Metrologia e Biotecnologia; Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-França; Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, com Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos; C.E. Hebe Camargo, com Técnica em Telecomunicações; e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (provável cadastro de reserva), que oferece Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha.

Fundação CEPERJ - Centro Estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro
Av. Carlos Peixoto, 54 - Botafogo - Rio de Janeiro
Informações sobre concursos: