Ceperj define cursos a distância que mais interessam servidores estaduais

16/10/2014

Escolha é do próprio funcionalismo que respondeu à pesquisa inédita da Fundação

Para os servidores impossibilitados de frequentar salas de aula, a Fundação Ceperj já sabe quais os cursos de qualificação e capacitação que mais interessam na modalidade a distância. De acordo com o resultado da pesquisa inédita realizada para atender à demanda do funcionalismo público estadual, a instituição vai levar em conta a seguinte demanda: “Gestão de pessoas”, com procura de 37,06%; “Planejamento estratégico, 33.59%; “Redação oficial”, 13,13%; “Gestão de arquivos e documentação”, 12,36%; e “Atendimento ao público”, 3,86%.

O presidente da Fundação Ceperj, Mauricio Carlos Ribeiro, informa que a pesquisa recebeu 259 respostas e, agora, a partir da escolha dos servidores, o Centro de Educação a Distância da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP) poderá oferecer material de qualidade que seja útil e que garanta possibilidade de progressão na carreira. Os cursos estarão disponíveis para todos os servidores estaduais que receberão certificados após a conclusão. Para saber datas de abertura das inscrições e oferta de vagas, basta seguir o portal www.ceperj.rj.gov.br.

- Realizamos a pesquisa para atender às demandas dos servidores, evitando investir tempo, dinheiro e energia em cursos que não tenham efetividade no seu cotidiano. Com o resultado, estamos produzindo os cursos mais votados para oferecê-los de modo sistemático, até que toda a demanda seja atendida. Diferentes cursos poderão ser oferecidos simultaneamente – explica o presidente Mauricio Ribeiro.

As turmas contarão com tutores formados na área específica, responsáveis por fazer o acompanhamento dos alunos e tirar eventuais dúvidas, além de incentivar a participação e promover os debates necessários. O tutor também será responsável por acompanhar a realização de tarefas e o cumprimento do cronograma proposto.

Em 2013,  o Centro de Educação a Distância da EGPP ofereceu cursos gratuitos em EAD exclusivamente para os servidores estaduais: duas turmas de “Formação de tutores” e uma de “Redação oficial”, com o oferecimento de 550 vagas no total.  E superando todas as expectativas, as vagas foram preenchidas em questão de horas.

No primeiro semestre deste ano, a EGPP começou a migrar o gerenciamento das edições de seu Curso de Especialização em Administração Pública (Ceap) para plataforma online. O principal objetivo do novo ambiente foi facilitar o acesso às informações e a comunicação entre alunos, docentes e a gerência. Esse curso de pós-graduação é considerado carro-chefe da Fundação Ceperj e como afirma a diretora Vera Regina Ramos Pinto “esta forma de relação com o aluno é essencial para a modernização não só da instituição, mas também de seus conceitos”.