Instituição   Serviços   Atribuições   Imprensa   Licitações   Fale Conosco

Inscrições para escolas de Ensino Médio Integrado terminam nesta quarta-feira
12/09/2012

Ceperj coordena seleção que oferece 1.050 vagas em sete unidades escolares

Termina nesta quarta-feira (12/09) o prazo para alunos que completarem entre 14 e 17 anos até 31 de dezembro se inscreverem no processo seletivo que os classificará para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Às 23h59 desta quarta-feira (12/09), a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc)  retirará de seu portal as fichas de inscrição para as matrículas de 2013, com 1.050 vagas em vários cursos de sete unidades estaduais. Das oportunidades, 5% são destinadas a alunos com deficiência e 5% para candidatos da rede particular de ensino. Esta seleção está sendo coordenada pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).

O edital e seus anexos estão no portal www.ceperj.rj.gov.br, da organizadora, para que os responsáveis legais pelos candidatos possam conhecer as normas que regem esta seleção. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, alerta alunos e pais interessados no sentido de que as inscrições só podem ser feitas via internet, no endereço eletrônico www.seeduc.rj.gov.br.  Ele lembra que o candidato sem acesso à web pode se inscrever em qualquer unidade escolar da rede estadual que garanta o acesso a terminais de computadores para a realização de matrículas nas escolas da rede estadual de ensino, respeitado o seu horário de funcionamento.

As 1.050 vagas são para as seguintes unidades: Colégio Estadual José Leite Lopes (Roteiro para Mídias Digitais, Multimídia, Programação de Mídias Digitais); Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz  (Técnico em Panificação e
Técnico em Leite e Derivados); Colégio Estadual Erich Walter Heine  (Técnico em Administração); Centro Interescolar Miécimo da Silva  (Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Informática);  Colégio Estadual Círculo Operário (Técnico em Metrologia e Técnico em Biotecnologia);  Colégio Estadual Horácio Macedo  (Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Administração, Técnico em Edificações);  e Colégio Estadual Chico Anysio (Ensino Médio Experimental em horário integral).

Para se inscrever neste processo seletivo, os candidatos precisam preencher alguns requisitos. São eles: estar cursando ou ter concluído com aproveitamento o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas que integrem a rede pública ou privada de ensino; comprovar o término do Ensino Fundamental, mediante a apresentação, no ato da matrícula, do histórico escolar ou declaração de conclusão da unidade onde cursou o 9º ano ou a Fase IX da EJA; ter nascido entre 1º e janeiro de 1995  e 31 de dezembro de 1998  no ato da matrícula; e estar acompanhado de seu responsável legal, que deverá declarar, no ato da inscrição, estar ciente e de acordo com as condições do processo seletivo, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas.

Para ingressar na série inicial do Ensino Médio pretendido, o aluno se submeterá à prova objetiva e de redação marcadas para 30 de setembro. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos mais bem classificados na prova objetiva, em até três vezes o número de vagas disponíveis para o curso e unidade escolar escolhidos, como estabelece o edital. Vale lembrar que o candidato deverá imprimir seu cartão de confirmação de inscrição (CCI) em 24 de setembro. Do CCI, que deverá ser apresentado no dia das provas, constarão os dados do candidato (nome completo e opção pela unidade e curso), data, horário e local de realização dos exames.

Fundação CEPERJ - Centro Estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro
Av. Carlos Peixoto, 54 - Botafogo - Rio de Janeiro
Tel.: 2334-7122 / 2334-7129 / 2334-7100 / 2334-7311