Instituição   Serviços   Atribuições   Imprensa   Licitações   Fale Conosco

Prorrogadas inscrições para acesso ao Ensino Médio Integrado

20/09/2013

São oferecidas 1.230 vagas, distribuídas por dez unidades da rede

A secretaria de Educação prorrogou, até as 23h59 deste domingo (22/09), as inscrições do processo seletivo para as escolas de Ensino Médio Integrado. A oferta é de 1.230 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio regular. Os interessados devem se inscrever no portal da Secretaria(CLIQUE AQUI). A seleção é coordenada pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro).

As oportunidades são para as seguintes unidades: C.E. José Leite Lopes (Nave - Tijuca); C.E. Comendador Velentim dos Santos Diniz (Nata – São Gonçalo); C. E. Erich Walter Heine (Santa Cruz); C.E. Chico Anysio (Tijuca); C. I. E. Miécimo da Silva (Campo Grande); C.E. Círculo Operário – Campus Inmetro (Xerém); Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola (Charitas - Niterói); Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade (Comendador Soares – Nova Iguaçu); C.E. Hebe Camargo (Pedra de Guaratiba); e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Méier).

Das oportunidades, 5% são destinadas a portadores de deficiência (desde que não haja incompatibilidade entre a deficiência e as atividades típicas do curso pretendido) e 5% para alunos oriundos da rede privada. A seleção constará de prova objetiva e redação, ambas marcadas para o dia 13 de outubro.

Podem concorrer alunos nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002, e que estejam concluindo ou já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas que integrem a rede pública ou privada de ensino. Este ano, a grande novidade são as escolas de Ensino Médio regular com ênfase em Língua Espanhola, Inglesa e Francesa.

O candidato classificado e convocado para matrícula deve obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos básicos: data de nascimento entre 01/01/1998 e 31/12/2002; ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas que integrem a rede pública e/ou a rede particular de ensino, a ser comprovado no ato da matrícula por meio do histórico escolar ou da declaração de conclusão da unidade escolar cursada; e estar representado por responsável legal quando for se matricular.  Não serão aceitos candidatos que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental com dependência em disciplinas.

O Ensino Médio Integrado une a formação geral (conteúdos da Educação Básica) à formação técnica (preparando para o mercado de trabalho), e pressupõe a construção de uma matriz curricular diferenciada. Oferece habilitação profissional técnica com uma só matrícula.

Fundação CEPERJ - Centro Estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro
Av. Carlos Peixoto, 54 - Botafogo - Rio de Janeiro
Informações sobre concursos: