A Fundação CEPERJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) realizou, na última quinta-feira (16/09), a palestra “Governança de Dados”, ministrada por Carlos Barbieri, professor, escritor e consultor certificado em Data Management-DMBOK (CDMP, CBIP e DGSP).

Andréa Aguiar, coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP), deu início à palestra e agradeceu a presença do subsecretário de Planejamento e Orçamento da SEPLAG, Anderson Monteze, do diretor da EGPP, Leonardo Mazzurana, do professor da Pós-Graduação em Ciência de Dados, Claudio Bonel e do convidado Carlos Barbieri.

O subsecretário fez questão de destacar a importância do evento. “A concretização desse evento é um passo que estamos dando em direção a ter maturidade em ciência de dados e nosso objetivo é trazer essa expertise para o dia a dia da secretaria. Queremos criar uma estrutura sólida e confiável que possa, num futuro próximo, promover transparência dos dados públicos para a sociedade”, afirmou Monteze.

Ao longo da palestra, Carlos Barbieri, que possui mais de 30 anos de atuação na área de ciência da computação, falou sobre a definição de governança, ressaltando tópicos como arquitetura dos dados, tipos, dinâmicas e essência dos dados-alma.

Para o diretor da EGPP, Leonardo Mazzurana, eventos como a palestra são fundamentais para aplicação prática e repertório científico dos servidores. “Trata-se de uma oportunidade de adquirir conhecimento e, consequentemente, oferecer serviços com mais qualidade à sociedade”, concluiu.

“O estado tem um enorme poder de dados e essa análise gera resultado para sociedade, sendo assim, esse evento é uma oportunidade maravilhosa”, acrescentou o professor convidado, Claudio Bonel.