Quem Somos

 A Fundação CEPERJ é uma instituição com a tradição de mais de meio século de história. Sucessora da FESP-RJ e herdeira das técnicas de estudo e pesquisa da extinta Fundação CIDE, a Fundação CEPERJ, criada pela Lei nº  5.420, de 31 de março de 2009, é – reconhecidamente – um legítimo centro de capacitação, recrutamento, cultura, e produção de estatísticas e de estratégia de políticas públicas.

Assumindo o legado de suas antecessoras e, atualmente, sob a gestão do presidente Gabriel Lopes, a instituição trabalha para se reestruturar e recuperar sua posição como órgão de excelência na capacitação de servidores públicos e profissionais de empresas privadas, assim como na organização de concursos públicos de pequeno, médio e grande porte, e na produção de dados estatísticos no sentido de orientar políticas públicas.

Comprometida com o processo de aprimoramento contínuo dos servidores, a instituição criou a Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP), responsável pelos cursos de especialização e de extensão destinados a técnicos e gestores, e cursos de atualização e capacitação nas áreas gerencial, técnico-administrativa e de informática.  A Fundação também inclui em seu portfólio de serviços, a modalidade de Ensino a Distância, abrindo oportunidades para aqueles que estão longe das salas de aula.

A Diretoria de Concursos e Processos Seletivos adotou medidas com o objetivo de aprimorar, qualitativa e quantitativamente, suas seleções. O uso de tecnologia avançada gerou economia de tempo e redução de custos em algumas etapas dos concursos.  

O espaço cultural da instituição, núcleo irradiador de artes plásticas e literárias, conta com a Galeria de Artes Sala Djanira, que recebe exposições de artistas de diversas áreas.   

 

 

 

Missão

Selecionar, capacitar, especializar, produzir conhecimento e informações estatísticas, promovendo a excelência da gestão pública e o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

Visão

Ser modelo no desenvolvimento das atividades de seleção, formação e produção de conhecimento e estatística, atenta às necessidades de seus públicos de interesse.

 

 

 

Valores

· Integridade nas ações

· Incentivo à reflexão e inovação

· Qualidade no atendimento

· Foco em resultados e melhores práticas

· Compromisso com a inserção social e profissional

· Responsabilidade Socioambiental 

Estrutura

Presidente:

GABRIEL LOPES

Bacharel em Direito  e Pós- Graduando em Administração Pública, dentre os diversos cursos que compõem sua formação, destaca-se também o Curso de Extensão em Compliance pela FGV. Atualmente ocupante do cargo de Presidente nesta Fundação, tendo iniciado sua trajetória na Assessoria Jurídica da empresa privada Sul América Capitalização, e logo após adentrou na carreira pública tendo atuado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade- RJ, como coordenador de Projetos Especiais, Chefe de gabinete Parlamentar na Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro. Possuindo ainda vasta experiência na coordenação e articulação Política Partidária, atividade que desempenhou durante muitos anos.

Vice-Presidente:
MARCELLO COIMBRA COSTA

Contabilista, Corretor de Imóveis, Perito Judicial, Acadêmico de Direito, cursando Gestão Pública pela UNINABUCO, possui larga experiência no Setor Público e Privado. Ingressou no Mercado de trabalho como Estagiário do Ministério do Exército aos 16 anos, no Centro de Documentação do referido órgão, posteriormente estagiou no Ministério da Saúde, antiga Fundação SESP, na área de microfilmagem do referido órgão. Atuou Conciliador no TJ/RJ , também trabalhou como Assessor Parlamentar na ALERJ, foi Gestor em Instituições no Setor Público e Privado, onde começou a trabalhar efetivamente aos 18 anos, na Instituição Bradesco Seguros. Marcello também exerceu a função de Consultor Comercial e Político, e sempre foi um incentivador do empreendedorismo e possui larga experiência no Âmbito Político Partidário, onde começou a atuar no ano de 2003.

Órgãos Executivos

Escola de Gestão e Políticas Públicas:

LEONARDO MAZZURANA

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Graduado em Direito com especializações em Direito Processual Penal e Educação à Distância. Atua como docente, conteudista e coordenador de cursos superior e de especialização em instituições públicas e privadas. Servidor público efetivo do estado do Rio de Janeiro, ocupou cargos de coordenador, assessor e superintendente implementando projetos, programas e políticas para aprimoramento da gestão pública e da formação inicial e continuada dos quadros da Administração direta e indireta. Atualmente é Diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Escola de Governo da Fundação CEPERJ, destinada ao desenvolvimento de pesquisas e de competências em gestão e liderança para gestores públicos do estado fluminense e seus municípios.

Coordenadoria de Pós-graduação:

ANDRÉA COELHO AGUIAR

Mestrado em Ciências da Saúde e do Ambiente, MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos e Graduação em Pedagogia.
Atua há 30 anos na área de Educação, como gestora nos cursos de Capacitação, Graduação, Pós-Graduação e professora nos diversos níveis educacionais. Ampla experiência na gestão administrativa e acadêmica dos cursos de Pós-graduação na UGF e no Centro Universitário UniCarioca, com foco na interdisciplinaridade entre os conteúdos dos diversos projetos. Atualmente atuo como Coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Políticas Públicas da CEPERJ, contribuindo para que os servidores apliquem os conteúdos, por meio do Projeto Aplicado atendendo às necessidades do Estado Rio de Janeiro.

Coordenadoria de Apoio à Gestão Educacional:

CARLOS EDUARDO ESPINDOLA DA FONSECA

Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Administração. Longa experiência na atuação em processos administrativos e pedagógicos na gestão educacional de alunos e docentes da Fundação Getúlio Vargas no seguimento de pós-graduação, MBA e cursos de curta duração.

Coordenadoria de Tecnologia Educacional:

LUIZ CAETANO

Graduado em Tecnologia da Informação. Jornalista com registro profissional. Extensão em Interface Cérebro-Máquina. Experiência de 35 anos em publicidade/propaganda, de 15 anos como professor de Tecnologias Educacionais. Atua na área de marketing digital, assim como Design Instrucional e programador web. Desenhista de publicidade. Coordenador da área de Ensino a Distância.

Coordenadoria de Capacitação:

ROGÉRIO GARCIA CAPPELLI

Mestre em História Social. Especialista em Administração Pública. Experiência de 10 anos na Escola de Gestão e Políticas Públicas na área de Pós-Graduação, Capacitação, Gestão Educacional e Ensino a Distância, coordenando equipes, projetos e desenvolvendo ações de formação continuada voltadas aos servidores do Estado do RJ.

Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas:

THIAGO GAMA MARTINS LARANGEIRA

TELEFONE: 2334-7303

Coordenadoria de Políticas e Sociais – COOPOS

NATHÁLIA EMYGDIA DE ANDRADE

Bacharelado em Gestão de Recursos Humanos. Coordena o Plano de Trabalho Renovação CEEP que visa a reformulação e a ampliação do corpo técnico presente nas coordenadorias do centro de estatísticas, estudos e pesquisas – CEEP, por meio de contratações de pessoas físicas com especializações ou competências (soft skills) que impulsionem uma melhor entrega e desenvolvimento do grupo, em detrimento à continuidade de suas atribuições.

Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais  – COOPRUA:

YURI GUEDES MAIA

Pós-graduando em Administração Pública pela Fundação CEPERJ.Pós-graduando em Administração Pública pela Fundação CEPERJ.Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estácio de Sá; Experiência em Licenciamento e Gerenciamento Ambiental e Biorremediação na oil spill eater OSE. Atualmente coordena a avaliação, cálculo e consolidação dos dados do ICMS ECOLÓGICO do Estado do Rio de Janeiro e sua posterior publicação no D.O do Estado. Presidente do programa de gerenciamento de resíduos da Fundação CEPERJ – Coleta Seletiva Solidária. Responsável pela implantação do Programa de Sustentabilidade A3P na Fundação CEPERJ. Gerente de projetos: • DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE E MONITORAMENTO POR IMAGENS DE SATÉLITE DAS ÁREAS QUEIMADA• ESTRATÉGIAS PARA MITIGAÇÃO E TECNOLOGIA PARA MONITORAMENTO DOS ATROPELAMENTOS DE FAUNA EM ESTRADAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO• ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE ENCHENTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FASE 1

Coordenadoria de Políticas Econômicas – COOPES

PEDRO AMARAL SERRA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Experiência profissional e atuação nas áreas de pesquisa econômica, estatística e geográfica. Com passagem pelos principais órgãos de pesquisa do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA.

Coordenadoria de Geociências – COOGEO:

PEDRO ASSIS COSTA MARTINS

Mestrado em Engenharia Cartográfica pelo IME. Graduação em Geografia pela UFRRJ. Especialista na na área de geoprocessamento, planejamento e ordenamento do território, e na modelagem de dados e informações geográfica.
TELEFONE: 2334-7299

Diretoria de Concursos e Processos Seletivos:

VIVIAN VICENTINI KUSS

Ex-subsecretária de Captação de Recursos e Projetos na Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências de Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2018 ganhou o prêmio ANP de Inovação Tecnológica no projeto de pós-doutorado na UFRJ. Atuou durante 7 anos na área de engenharia de processos na iniciativa privada e na Petrobras.

Coordenadoria Pedagógica:

CRISTIANE DE OLEIVEIRA CARNEIRO

Pós-graduada em Educação pela PUC – Rio e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Pedagogia pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá.
Antes de assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica na Fundação CEPERJ, foi Coordenadora Pedagógica em instituição privada, atuando ao longo de 10 anos na área de gestão de ensino e pesquisa educacional, desenvolvendo projetos pedagógicos.
Também atuou por 7 anos na área administrativa e de RH em organização não governamental.

Coordenadoria de Operações:

LUCIANO SANTESSO

Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá. Antes de assumir o cargo de Coordenador de Operações na Fundação CEPERJ, foi Coordenador de inovação em Micro e Pequenas Empresas na SECTI/RJ. Atuou ao longo de 27 anos em diversas áreas da Tecnologia da informação e da Comunicação, com atendimento a clientes corporativos na implantação de serviços avançados.

Diretoria de Cooperação Técnica e Desenvolvimento Institucional:

NATAN MEDEIROS FALBO

Pós-graduação em Inteligência de Negócio – BI pela UCAM, graduado em Administração pela UNESA. Cursos de extensão: Arquitetura de Aplicações Mobiles (ProMinas), Controles na Administração Pública (TCU), Gestão de Riscos – Experiências e Avaliações (TCU), Improbidade Administrativa (TCE-RJ), LGPD e LAI nas Contratações (16º Congresso de Pregoeiros, Negócios Públicos), Strategic Management (Copenhagen Business School), Effective Problem-Solving and Decision-Making (California University). Atuou na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Fundação CEPERJ, desempenhando papel de Ponto Focal e designado como Encarregado de Dados pela mesma instituição.

Diretoria Administrativa e Financeira:

DANIEL FELIX TAVARES

Graduado em Engenharia de Petróleo e MBA em Gerenciamento de Projetos, Auditor certificado do Sistema de Gestão Integrada, Data Scientist e especializado em processos gerenciais. Antes de ser nomeado como Diretor Financeiro, atuou em alguns cargos no Estado do Rio de Janeiro como Coordenador de Modernização e Desenvolvimento Institucional, e Assessor Chefe de Planejamento Estratégico, fazendo parte da Rede de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenadoria de Gestão de Pessoas

ELIANE CONSTANTINO SILVA

Graduada em Recursos Humanos, na Faculdade Estácio de Sá, em julho de 2021. Formada em Agente Público, na Rede de Gestão de RH do Governo do Estado do RJ, em setembro de 2014. Especialização em, GFIP/SEFIP para Órgãos Públicos – ESAFI. Especialização em Gestão de Pessoas – Base da Liderança – ENAP. Capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações: SEI-RJ – Escola Fazendária. Instrutora do Sistema Eletrônico de Informação – SEI/RJ. Assessora do Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Cultura do RJ. Assessora do Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura. Assessora da Diretora do RH da Secretaria de Estado de Cultura do RJ. Diretora de Departamento de Pessoal da Secretaria de Estado de Governo do RJ. Assessora do Diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Ambiente do RJ. Coordenadora de Gestão de Pessoas de novembro de 2019 até a presente data.

Coordenadoria de Gestão Orçamentária

MARCOS DA CUNHA TAVARES

3º período Controller na Universidade Estácio de Sá, 08 anos como Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, 03 anos como Coordenador da Área de Planejamento e Gestão da Fundação Biblioteca Nacional – FBN, 03 anos como Coordenador das Áreas de Planejamento e Financeiro na administração do Palácio Gustavo Capanema – MEC, 09 anos como Coordenador da Área de Prestação de Contas de Projetos Incentivados – ICMS, Editais e Convênios da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e 03 anos como Diretor Financeiro da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Assessoria do Gabinete da Presidência:

ARIANE LOPES PEREIRA

Graduada em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Atualmente ocupante do cargo de Chefe de Gabinete nesta Fundação, tendo iniciado sua trajetória como Assessora da Assessoria Jurídica do órgão. Como advogada do setor privado atuou por 6 anos nas áreas cível, consumidor e trabalhista.

Assessoria de Controle Interno:
RAQUEL GUIMARÃES DA SILVA

Bacharel em Ciencias Contábeis na Faculdade Moraes Jr. Pós-graduada em Administração Pública pela FESP/CEAP XI Atua há mais de 25 anos nos seguintes órgãos governamentais: Procuradoria Geral do Estado e ​Defensoria Pública do Estado – Contadora; ​Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e ​Secretaria de Estado de Esportes – Coordenadora de Contabilidade Analítica e Assessoria de Planejamento e Orçamento com ênfase nas Análises de Projetos Incentivados; Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Obras Vice-governadoria foi Superintendente de Contabilidade Analítica e Controle Interno. No Município do ERJ foi da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer / RJ – Diretora de Administração e Ordenadora de Despesa e na ​Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação foi Assessora de Gabinete da realizando Por fim, na Secretaria de Estado de Governo foi Diretora Geral de Administração e Finanças (DGAF) – Ordenadora de Despesas. Por onde passou realizou auditorias, inspeções ou outros procedimentos pertinentes, nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal, administrativo e operacional em Gestão e execução de projetos e ações estratégicas relacionadas ao planejamento Contábil, Administrativo e Financeiro.órgãos públicos.

Assessoria de Tecnologia da Informação:
FILIPE DE SOUZA GONÇALVES

Especialista em Tecnologia da informação com mais de 20 anos de experiência na área. Técnico em Processamento de Dados, pela FAETEC República. Técnico em Telecomunicações, pela Lemos de Castro adquirindo CREA-RJ. Treinamento em MCSA pela instituição M Cury e Linux pela Linux Solutions. Elaboração, montagem, manutenção e administração de redes estruturadas.

Assessoria de Comunicação e Editoração:
THAÍS NOGUEIRA NUNES

Pós-graduanda em Administração Pública pela Fundação CEPERJ. Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Especialista em Inbound Marketing e Produção de Conteúdo Web. Jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo, produção editorial e estratégias de comunicação, com passagens pela imprensa, empresas, e agências de comunicação de médio e grande porte.

Assessoria de Relações Institucionais

Leandro Degow Ferreira

Pós-graduado em gestão estratégica de marketing e graduado em Administração de empresas, ambas pela Universidade Estácio de Sá. Leandro Degow atua na área comercial em geral por mais de 20 anos, atuou por 8 anos como gerente de relacionamento e consultor de investimentos do Unibanco (posteriormente no Banco Itaú), atuando desde Dezembro/19 na Ceperj

Assessoria Jurídica:

RICARDO DE BRITO VIEIRA PINTO
Nenhuma informação encontrada.

Assessoria de Planejamento Estratégico:

DIEGO ARRUDA MARTINS

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Unicarioca (2008). Pós Graduado em Gestão Empresarial com complementação pedagógica (2012) e Gestão de Varejo (2018) pela Universidade Candido Mendes. Com MBA Executivo em Gestão de Pessoas (2013) também pela universidade Candido Mendes. Antes de ser nomeado Assessor Chefe de Planejamento estratégico, atuou no setor privado por 18 anos em empresas de comunicação, serviços, consultoria e varejo.

Assessoria de Planejamento e Gestão:

PATRÍCIA XAVIER SCHROEDER

 Bacharel em administração pela Universidade Castelo Branco – UCB e Graduanda em Ciências Contábeis – Universidade Estácio de Sá (UNESA). Antes de assumir a Assessoria de Planejamento, foi Analista de Planejamento financeiro em empresas nacionais de médio e grande porte, nos segmentos Industriais e no setor de energia.

Assessoria de Ouvidoria:

NOELMA RAMOS FARIA

Pós-graduada em Direito do Consumidor pela Faculdade Cândido Mendes e pós-graduanda em Administração Pública pela Fundação Ceperj. Ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO-RJ – setembro/2019 e pela ENAP/2019. Atuou como Juíza Leiga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no período de 2015/2019. Atuou durante 15 anos no jurídico do Sistema Unimed. Experiência em atendimento ao consumidor, Lei de Acesso à Informação e Lei Geral de Proteção de Dados. Docente da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Ceperj, na lei de Acesso à Informação.

Assessoria de Contabilidade Analítica:

CAIUS VINICIUS CASSERES

Graduado em Ciências Contábeis, pela UniverCidade – Centro Universitário da CIDADE ano de 1997, com Pós-Graduação em Contabilidade Empresarial, pela UniverCidade, com ênfase em Controladoria.
Ingressou no estado do Rio de Janeiro, na Secretaria de Estado da Casa Civil ano 2003, como Assessor, atuando na área contábil. No mesmo ano foi Membro do Conselho Fiscal da Companhia Fluminense de Trens Urbanos – FLUMITRENS em Liquidação. Posteriormente na Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro – Fundação CIDE, no ano 2008, foi nomeado Auditor “Assessor Chefe”.
Atualmente atua na área Contábil da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – Fundação CEPERJ, sucessora da Fundação CIDE, como Contador “Assessor Chefe” ano de 2013..

Legislação

Lei da Criação Fundação CEPERJ

FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES DO RIO DE JANEIRO – CEPERJ.

A Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro; CEPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil foi criada em razão da Lei nº. 5.420 de 31/03/2009, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – DORJ em 01/04/2009. Suas finalidades, atividades e prerrogativas, foram estabelecidas no Decreto nº. 42.297 de 11/02/2010, publicado no DOERJ de 12/02/2010.

Capítulo II

Das Finalidades

Art. 3º – A Fundação CEPERJ tem como finalidades a pesquisa, produção, disseminação de informações, educação e prestação de ser- viços de interesse público, tendo por objetivos preponderantes:

I – atuar diretamente no recrutamento, seleção, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos nos setores público e privado, priorizando, sobretudo, a capacitação do servidor público estadual, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas da Administração;

II – promover e ministrar cursos em nível de pós-graduação, voltados para a Gestão Pública, e outras áreas afins do conhecimento humano, visando à formação e à especialização, sobretudo, dos agentes públicos;

III – prover o Estado do Rio de Janeiro de todo o acervo de dados e informações básicas necessários ao conhecimento e acompanhamento da realidade física, territorial, ambiental, econômica, cartográfica, demográfica e social do Estado.

Art. 4º – Para o cumprimento de suas finalidades nas respectivas áreas de atuação, cabe à Fundação CEPERJ exercer, dentre outras, as seguintes atividades:

I – realizar o recrutamento, a seleção e a avaliação de pessoal, objetivando o provimento de cargos públicos e a ocupação de vagas de natureza diversa, bem como o treinamento e o desenvolvimento de servidores e prestadores de serviços públicos;

II – promover a capacitação, formação e a especialização de pessoal, por meio de cursos presenciais e a distância, bem como parcerias com instituições públicas ou privadas com o objetivo de validação dos cursos oferecidos;

III – validar os processos de certificação por competência, prioritariamente dos quadros de gestão da Administração Pública, identificando possíveis necessidades de formação;

IV – realizar seminários, congressos, simpósios, ciclos de estudos, conferências, palestras, debates e outras atividades assemelhadas, bem como editar e publicar livros, revistas, monografias e teses sobre assuntos.

Organograma

Skip to content