Coordenadoria de Políticas Sociais
logo_coogin

A Coordenadoria de Políticas Econômicas (COOPE) é responsável pela elaboração de pesquisas e análises econômicas que tratam do desempenho macroeconômico e setorial da economia fluminense. Por meio da COOPE a Fundação CEPERJ cumpre o relevante papel de disponibilizar ao governo estadual, prefeituras municipais e à sociedade em geral, dados que servem para subsidiar a formulação de políticas públicas e estudos sobre a economia fluminense. Nesse contexto, oferece os principais indicadores econômicos para a sociedade fluminense reunidos em relatórios, boletins e painéis.

Principais produtos:

O Boletim de Conjuntura Econômica Fluminense acompanha semestralmente a economia do estado do Rio de Janeiro fornecendo evidência relevante para o planejamento e ao desenvolvimento do estado. Os dados estaduais são lidos e contextualizados dentro das dinâmicas econômicas do Brasil e do mundo, facilitando a compreensão da realidade do Rio de Janeiro.

O Painel Econômico é um repositório de dados econômicos do Estado do Rio de Janeiro: Plataforma interativa de consulta de dados sociais, econômicos e demográficos sobre o Estado do Rio de Janeiro. No que tange o acesso dos dados e a compreensão da realidade econômica, fiscal e financeira da economia regional e nacional, do mercado de trabalho, e da situação fiscal a COOPE desenvolve gráficos, dashboards e painéis executivos interativos para que os cidadãos possam acessar, conferir, analisar os dados públicos com maior facilidade e transparência.

Em cooperação com o IBGE, a COOPE desenvolve o Sistema de Contas Regionais do Estado do Rio de janeiro, cujo objetivo é a criação de indicadores que retratem a realidade socioeconômica regional. Assim, nos permite o acompanhamento da dinâmica produtiva do estado, tal como suas estatísticas macroeconômicas regionalizadas, como o Produto Interno Bruto (PIB) do estado e de seus municípios. Essas informações são também imprescindíveis para os estudiosos das questões federativas e para formuladores de políticas públicas, dado a importância sobre o entendimento da dinâmica dos desequilíbrios regionais que caracterizam a economia brasileira.

PIB Estadual e Municipal
Indicadores Econômicos
Painel Econômico
Boletim de Conjuntura Econômica
Séries Históricas do Estado do RJ
WordPress Video Lightbox
Skip to content