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Quem Somos

A Fundação CEPERJ é uma instituição com a tradição de mais de meio século de história. Sucessora da FESP-RJ e herdeira das técnicas de estudo e pesquisa da extinta Fundação CIDE, a Fundação CEPERJ, criada pela Lei nº 5.420, de 31 de março de 2009, é – reconhecidamente – um legítimo centro de capacitação, recrutamento, cultura, e produção de estatísticas e de estratégia de políticas públicas.

Assumindo o legado de suas antecessoras e, atualmente, sob a gestão do presidente Marcelo Domingues, a instituição trabalha para se reestruturar e recuperar sua posição como órgão de excelência na capacitação de servidores públicos e profissionais de empresas privadas, assim como na organização de concursos públicos de pequeno, médio e grande porte, e na produção de dados estatísticos no sentido de orientar políticas públicas.

Comprometida com o processo de aprimoramento contínuo dos servidores, a instituição criou a Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP), responsável pelos cursos de especialização e de extensão destinados a técnicos e gestores, e cursos de atualização e capacitação nas áreas gerencial, técnico-administrativa e de informática. A Fundação também inclui em seu portfólio de serviços, a modalidade de Ensino a Distância, abrindo oportunidades para aqueles que estão longe das salas de aula.

A Diretoria de Concursos e Processos Seletivos adotou medidas com o objetivo de aprimorar, qualitativa e quantitativamente, suas seleções. O uso de tecnologia avançada gerou economia de tempo e redução de custos em algumas etapas dos concursos.

O espaço cultural da instituição, núcleo irradiador de artes plásticas e literárias, conta com a Galeria de Artes Sala Djanira, que recebe exposições de artistas de diversas áreas.

 

Missão

Selecionar, capacitar, especializar, produzir conhecimento e informações estatísticas, promovendo a excelência da gestão pública e o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.

 

Visão

Ser modelo no desenvolvimento das atividades de seleção, formação e produção de conhecimento e estatística, atenta às necessidades de seus públicos de interesse.

 

Valores

  • Integridade nas ações
  • Incentivo à reflexão e inovação
  • Qualidade no atendimento
  • Foco em resultados e melhores práticas
  • Compromisso com a inserção social e profissional
  • Responsabilidade Socioambiental

 

 

Estrutura

Presidente:

IZABEL MARIA BRITO TOLEDO

Professora efetiva concursada na SEEDUC desde 1988, com formação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Possui MBA em gestão também na UFF. Tem vocação profissional voltada para área de projetos eucacionais e conhecimentos em gestão gerencial pela UFF.

Vice-Presidente:

CARGO VAGO

 

Assessoria da Presidência

Assessoria do Gabinete da Presidência:

BIANCA NEUBERGER LEDA

Assessoria de Controle Interno:

CARGO VAGO

 

E-mail: assci@ceperj.rj.gov.br

Assessoria de Comunicação e Editoração:

CARGO VAGO

Assessoria Jurídica:

RICARDO DE BRITO VIEIRA PINTO

Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho em 2000. Atua no serviço público desde 2004, tendo passado pela Procuradoria Geral do Município de Niterói; Superintendência de Ações Jurídicas – SAJ na Secretaria Municipal de Saúde de Niterói; Diretor da Unidade de Gestão Municipal – UGM no município de Niterói; Assessor Especial do Gabinete do Prefeito de Niterói; Assessor Jurídico da Secretaria da Superintendência de Administração e Logística – SALOG da Secretaria Estadual de Saúde – RJ; Assessor Jurídico chefe da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ; Assessor Jurídico do Departamento de Compras e Patrimônio – DCP – da Secretaria Estadual de Cultura – RJ. Atualmente é Assessor Chefe do Jurídico da CEPERJ desde 2019.

E-mail: aju@ceperj.rj.gov.br

Assessoria de Relações Institucionais

CARGO VAGO

Assessoria de Ouvidoria:

NOELMA RAMOS FARIA

Pós-graduada em Direito do Consumidor pela Faculdade Cândido Mendes e pós-graduanda em Administração Pública pela Fundação Ceperj. Ouvidora certificada pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO-RJ – setembro/2019 e pela ENAP/2019. DPO certificada pelo SERPRO/DATASHIELD – março/2022. Atuou como Juíza Leiga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no período de 2015/2019. Atuou durante 15 anos no jurídico do Sistema Unimed. Experiência em atendimento ao consumidor, Lei de Acesso à Informação e Lei 13.460/2017. Docente da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Ceperj, na Lei de Acesso à Informação.

E-mail: noelma.faria@ceperj.rj.gov.br

Assessoria de Planejamento Orçamentário:

LUCAS LOPES FERNANDES

Bacharel em Administração pela Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com cursos de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Projetos. Antes de assumir a Assessoria de Planejamento, foi Analista Financeiro e de Planejamento em empresas nacionais e internacionais.

E-mail: lucas.fernandes@ceperj.rj.gov.br

 

Órgãos Executivos

EGPP – Escola de Gestão de Políticas Públicas

Diretoria da Escola de Gestão e Políticas Públicas:

LEONARDO MAZZURANA

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Graduado em Direito com especializações em Direito Processual Penal e Educação à Distância. Atua como docente, conteudista e coordenador de cursos superior e de especialização em instituições públicas e privadas. Servidor público efetivo do estado do Rio de Janeiro, ocupou cargos de coordenador, assessor e superintendente implementando projetos, programas e políticas para aprimoramento da gestão pública e da formação inicial e continuada dos quadros da Administração direta e indireta. Atualmente é Diretor da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Escola de Governo da Fundação CEPERJ, destinada ao desenvolvimento de pesquisas e de competências em gestão e liderança para gestores públicos do estado fluminense e seus municípios.

E-mail: leandro.mazzurana@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Pós-graduação:

CARGO VAGO

Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada:

SIMONE COELHO AGUIAR

Pós-Graduada em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia; Graduada em Direito e Psicologia; Gerente Administrativa e Acadêmica dos cursos da FUNCEFET no período de 2003 a 2008; Foi Assessora da Segunda Promotoria de Justiça da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso no período de 2012 a 2013; Fez Assessoria Educacional na EGPP nos anos de  2021 a 2022

E-mail: simone.aguiar@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Tecnologia Educacional:

DENISE FUKUDA

Bacharel em Comunicação Social, com pós-graduação em Jornalismo e cursos de extensão em PPA e Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos.

Experiência em assessoria de diretoria da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP) da Fundação CEPERJ, desde 2015.

E-mail: denise.fukuda@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Secretariado Acadêmico:

CARLOS DIEGO SILVA

Experiência como chefe de divisão da coordenação de pós-graduação da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ, desde 2019. Bacharel em Administração, com cursos de extensão em Fundamentos e Metodologia da Educação

Coorporativa, Marketing Pessoal, Gestão de Carreira, Gestão de Conflitos, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos,.

Atua como coordenador de Capacitação, contribuindo para a qualificação dos servidores públicos e da sociedade em geral através de cursos de extensão, presenciais e à distância.

E-mail: carlos.silva@ceperj.rj.gov.br

 

CEEP – Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas 

Diretoria do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas:

FÁBIO RODRIGUES BATISTA

Bacharel em Administração de Empresas pela Federação das Faculdades Celso Lisboa; Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Gestão de Negócios em Incentivos Fiscais e em Desenvolvimento Industrial pela IBMEC; Aperfeiçoamentos em Liderança e Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Gestão de Projetos, Contabilidade Societária e Análise de Balanço, Gerenciamento de Riscos na Fiscalização de Contratos.

Como servidor público do Governo do Estado do Rio de Janeiro, atuou como Coordenador Administrativo Financeiro, Diretor Geral de Administração e Finanças e Assessor Especial pela SEDEIS; Diretor Geral de Administração pela CODIN, Diretor Geral de Administração e Finanças pela SEDEERI e Diretor Geral de Administração e Finanças da SECID.

Email: coopp@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Geociências – COOGEO:

PEDRO ASSIS COSTA MARTINS

Geógrafo com mestrado em Engenharia Cartográfica e especialista na área de Geoprocessamento, planejamento e ordenamento de território.

Atualmente exerce a função de coordenador da Coordenadoria de Geociências sendo o responsável por gerir e disseminar os dados e informações geoespaciais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Além disso coordena equipes de geógrafos, engenheiros e técnicos da área de Geotecnologia para atuarem no levantamento e atualização da base de dados e no monitoramento da paisagem do território fluminense.

E-mail: coogeo@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Políticas e Sociais – COOPOS

NATHÁLIA EMYGDIA DE ANDRADE

Bacharelado em Gestão de Recursos Humanos. Coordena o Plano de Trabalho Renovação CEEP que visa a reformulação e a ampliação do corpo técnico presente nas coordenadorias do centro de estatísticas, estudos e pesquisas – CEEP, por meio de contratações de pessoas físicas com especializações ou competências (soft skills) que impulsionem uma melhor entrega e desenvolvimento do grupo, em detrimento à continuidade de suas atribuições.

Email: copos@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais  – COOPRUA:

YURI GUEDES MAIA

Pós-graduando em especialização na Aplicação dos Instrumentos das Políticas Urbanas e Ambientais nos Municípios e em Administração Pública. Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Atualmente exerce a função de coordenador na Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais na CEPERJ realizando avaliação, cálculo e consolidação dos dados do ICMS ECOLÓGICO do Estado do Rio de Janeiro e sua posterior publicação no D.O do Estado, também preside e coordena projetos e estudos ligados a política de ESG da fundação.

E-mail: yuri.maia@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Políticas Econômicas – COOPES

PEDRO AMARAL SERRA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Experiência profissional e atuação nas áreas de pesquisa econômica, estatística e geográfica. Com passagem pelos principais órgãos de pesquisa do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA.

Email: coope@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Planejamento e Programas:

FÁBIO RODRIGUES BATISTA

Bacharel em Administração de Empresas pela Federação das Faculdades Celso Lisboa; Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas; MBA em Gestão de Negócios em Incentivos Fiscais e em Desenvolvimento Industrial pela IBMEC; Aperfeiçoamentos em Liderança e Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Gestão de Projetos, Contabilidade Societária e Análise de Balanço, Gerenciamento de Riscos na Fiscalização de Contratos.

Como servidor público do Governo do Estado do Rio de Janeiro, atuou como Coordenador Administrativo Financeiro, Diretor Geral de Administração e Finanças e Assessor Especial pela SEDEIS; Diretor Geral de Administração pela CODIN, Diretor Geral de Administração e Finanças pela SEDEERI e Diretor Geral de Administração e Finanças da SECID.

Email: coopp@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Gestão da Informação – COOGIN

BRENO PEREIRA ORNELLAS

Bacharel em Sistemas de Informação, com cursos de segurança da Informação, administração de dados e gestão de TI, atua na área de tecnologia da informação desde 2002.
Servidor público concursado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, atuou na administração de redes e infraestrutura TI, organização e disponibilização de dados e na arquitetura de ambientes de TI nos últimos 12 anos no Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

Email: coogin@ceperj.rj.gov.br

 

DIRCPS – Diretoria de concursos e Processos Seletivos

Diretoria de Concursos e Processos Seletivos:

CARGO VAGO

E-mail: dcps@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Planejamento – COOPLAN:

CARGO VAGO

Coordenadoria Pedagógica:

CARGO VAGO

Coordenadoria de Operações – COOPE

ROBERTA DE FARIA MARQUES DA SILVA

Graduada em Desenvolvimento de Software pela Universidade Estácio de Sá. Ao longo de 24 anos na Fundação CEPERJ, antes de assumir o cargo de Coordenadora de Operações, foi Chefe de Departamento da Diretoria e desenvolveu atividades relacionadas à operacionalização de certames e análise de dados dos candidatos.

 

DIRAF – Diretoria Administrativa e Financeira

Diretoria Administrativa e Financeira:

DANIEL FELIX TAVARES

Graduado em Engenharia de Petróleo e MBA em Gerenciamento de Projetos, Auditor certificado do Sistema de Gestão Integrada, Data Scientist e especializado em processos gerenciais. Antes de ser nomeado como Diretor Financeiro, atuou em alguns cargos no Estado do Rio de Janeiro como Coordenador de Modernização e Desenvolvimento Institucional, e Assessor Chefe de Planejamento Estratégico, fazendo parte da Rede de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro.

E-mail: daniel.tavares@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira:

MARCOS DA CUNHA TAVARES

3º período Controller na Universidade Estácio de Sá, 08 anos como Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, 03 anos como Coordenador da Área de Planejamento e Gestão da Fundação Biblioteca Nacional – FBN, 03 anos como Coordenador das Áreas de Planejamento e Financeiro na administração do Palácio Gustavo Capanema – MEC, 09 anos como Coordenador da Área de Prestação de Contas de Projetos Incentivados – ICMS, Editais e Convênios da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e 03 anos como Diretor Financeiro da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

E-mail: marcos.tavares@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Gestão de Pessoas:

ELIANE CONSTANTINO SILVA

Graduada em Recursos Humanos, na Faculdade Estácio de Sá, em julho de 2021. Formada em Agente Público, na Rede de Gestão de RH do Governo do Estado do RJ, em setembro de 2014. Especialização em, GFIP/SEFIP para Órgãos Públicos – ESAFI. Especialização em Gestão de Pessoas – Base da Liderança – ENAP. Capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações: SEI-RJ – Escola Fazendária. Instrutora do Sistema Eletrônico de Informação – SEI/RJ. Assessora do Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Cultura do RJ. Assessora do Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura. Assessora da Diretora do RH da Secretaria de Estado de Cultura do RJ. Diretora de Departamento de Pessoal da Secretaria de Estado de Governo do RJ. Assessora do Diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Ambiente do RJ. Coordenadora de Gestão de Pessoas de novembro de 2019 até a presente data.

E-mail: elaine.silva@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Contabilidade Analítica:

CAIUS VINICIUS CASSERES

Graduado em Ciências Contábeis, pela UniverCidade – Centro Universitário da CIDADE ano de 1997, com Pós-Graduação em Contabilidade Empresarial, pela UniverCidade, com ênfase em Controladoria.
Ingressou no estado do Rio de Janeiro, na Secretaria de Estado da Casa Civil ano 2003, como Assessor, atuando na área contábil. No mesmo ano foi Membro do Conselho Fiscal da Companhia Fluminense de Trens Urbanos – FLUMITRENS em Liquidação. Posteriormente na Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro – Fundação CIDE, no ano 2008, foi nomeado Auditor “Assessor Chefe”.
Atualmente atua na área Contábil da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – Fundação CEPERJ, sucessora da Fundação CIDE, como Contador “Assessor Chefe” ano de 2013..

E-mail: caius.casseres@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria Administrativa Operacional:

ALBA CRISTINA DE JESUS

Bacharel em Direto pela Universidade Estácio de Sá; Pós-Graduada em Gestão do Ciclo das Licitações e Contratações Públicas pela Fundação CEPERJ; Pós-Graduando em Administração Pública pela Fundação CEPERJ.

Como servidor público do Governo do Estado do Rio de Janeiro, atua como pregoeira há 12 anos no Estado do Rio de Janeiro, tendo espacialização e capacitação técnica em diversas áreas em regime de Licitação e Contratos, Registro de Preços, Pregão, Recursos Federais. Por 10 ano atuou no setor de Licitações e Contratos da FAETEC.

E-mail: cao@ceperj.rj.gov.br

 

DIRTIC – Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação:

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação:

NATAN MEDEIROS FALBO

Pós-graduação em Inteligência de Negócio – BI pela UCAM, graduado em Administração pela UNESA. Cursos de extensão: Arquitetura de Aplicações Mobiles (ProMinas), Controles na Administração Pública (TCU), Gestão de Riscos – Experiências e Avaliações (TCU), Improbidade Administrativa (TCE-RJ), LGPD e LAI nas Contratações (16º Congresso de Pregoeiros, Negócios Públicos), Strategic Management (Copenhagen Business School), Effective Problem-Solving and Decision-Making (California University). Atuou na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Fundação CEPERJ, desempenhando papel de Ponto Focal e designado como Encarregado de Dados pela mesma instituição.

E-mail: natan.falbo@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Sistemas da Informação:

MATHEUS LIMA DA SILVA

Graduado em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-graduando em Ciência de Dados pela CEPERJ. Desenvolvedor Full-stack, DBA e gerente de sistemas Redhat. Atuando na TI da CEPERJ desde 2019.

E-mail: matheus.silva@ceperj.rj.gov.br

Coordenadoria de Infraestrutura e Comunicação:

FILIPE DE SOUZA GONÇALVES

Especialista em Tecnologia da informação com mais de 20 anos de experiência na área. Técnico em Processamento de Dados, pela FAETEC República. Técnico em Telecomunicações, pela Lemos de Castro adquirindo CREA-RJ. Treinamento em MCSA pela instituição M Cury e Linux pela Linux Solutions. Elaboração, montagem, manutenção e administração de redes estruturadas.

E-mail: felipe.gonçalves@ceperj.rj.gov.br

 

 

Legislação

Lei da Criação Fundação CEPERJ

 

FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES DO RIO DE JANEIRO – CEPERJ.

 

A Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro; CEPERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil foi criada em razão da Lei nº. 5.420 de 31/03/2009, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – DORJ em 01/04/2009. Suas finalidades, atividades e prerrogativas, foram estabelecidas no Decreto nº. 42.297 de 11/02/2010, publicado no DOERJ de 12/02/2010.

 

Capítulo II

 

Das Finalidades

 

Art. 3º – A Fundação CEPERJ tem como finalidades a pesquisa, produção, disseminação de informações, educação e prestação de ser- viços de interesse público, tendo por objetivos preponderantes:

 

I – atuar diretamente no recrutamento, seleção, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos nos setores público e privado, priorizando, sobretudo, a capacitação do servidor público estadual, com vistas ao aperfeiçoamento das práticas da Administração;

 

II – promover e ministrar cursos em nível de pós-graduação, voltados para a Gestão Pública, e outras áreas afins do conhecimento humano, visando à formação e à especialização, sobretudo, dos agentes públicos;

 

III – prover o Estado do Rio de Janeiro de todo o acervo de dados e informações básicas necessários ao conhecimento e acompanhamento da realidade física, territorial, ambiental, econômica, cartográfica, demográfica e social do Estado.

 

Art. 4º – Para o cumprimento de suas finalidades nas respectivas áreas de atuação, cabe à Fundação CEPERJ exercer, dentre outras, as seguintes atividades:

 

I – realizar o recrutamento, a seleção e a avaliação de pessoal, objetivando o provimento de cargos públicos e a ocupação de vagas de natureza diversa, bem como o treinamento e o desenvolvimento de servidores e prestadores de serviços públicos;

 

II – promover a capacitação, formação e a especialização de pessoal, por meio de cursos presenciais e a distância, bem como parcerias com instituições públicas ou privadas com o objetivo de validação dos cursos oferecidos;

 

III – validar os processos de certificação por competência, prioritariamente dos quadros de gestão da Administração Pública, identificando possíveis necessidades de formação;

 

IV – realizar seminários, congressos, simpósios, ciclos de estudos, conferências, palestras, debates e outras atividades assemelhadas, bem como editar e publicar livros, revistas, monografias e teses sobre assuntos.

DECRETO Nº 47.978