play

Rádio Roquette Pinto

Fundação Ceperj é destaque no Simpósio de Ciências do Meio Ambiente

Yuri Maia apresentando sobre os ODMs

O evento foi promovido pela Universidade Veiga de Almeida sendo realizado pelo Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente que teve com finalidade destacar os (ODS) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seus desafios.

Um dos convidados foi o Coordenador da Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (COOPRUA) da Fundação CEPERJ, Yuri Maia, que palestrou no IV Simpósio de Ciências do Meio Ambiente, o simpósio aconteceu na última sexta-feira (12) e o palestrante falou sobre o Observatório do Estado do Rio de Janeiro e seus respectivos desafios e resultados.

O Coordenador da COOPRUA Yuri Maia apresentou o trabalho de construção do Observatório do Estado do Rio de Janeiro desenvolvido pela Fundação CEPERJ.

O Observatório serve para incentivar, mapear e divulgar as ações dos municípios e do estado em prol dos objetivos da Agenda 2030 da ONU no Brasil, plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e criar um mundo melhor para as gerações futuras.

O Papel deste observatório tem como desafio: reunir as variáveis, criar relação entre os órgãos, analisar os dados, com o foco nas ODS, além de fazer das oportunidades, criando o maior banco de dados de análise das políticas do Estado RJ, produzir relação das Secretarias, de coleta e entregas de dados, observar os vazios das políticas, criação de projetos para suprir os vazios.

“A apresentação foi importante para mostrar aos alunos da graduação, pós-graduação e corpo docente as ações que Estado do Rio vem realizando no que tange as ODS. Apresentamos o panorama de como esses objetivos surgiram no Rio de Janeiro."
"Ressaltamos também a construção da metodologia para levantar os dados do Estado, exibindo os resultados obtidos pela  Fundação CEPERJ na disponibilização de resultados em Power B.I que é considerado um marco no monitoramento." Declarou o Coordenador da COOPRUA Yuri Maia.